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Arquétipos & Temas do Commander – Parte 3: Artefatos
Por: diogoclemente em 14/03/19 14:29 | 0 comentários e 2,255 visitas Acompanhar blog

Fala pessoal, beleza? Vinicius Sorin do Cozinha Offline, após um longo período sabático trazendo mais um conteúdo pra vocês.
No artigo passado, falamos sobre Land Matters - um dos temas de decks mais populares dentre os que são baseados em tipos de cards – escolhido por vocês na enquete que rolou na nossa comunidade do You Tube. Desta vez, conforme prometido falaremos sobre o segundo colocado, que também é um arquétipo muito visado no Commander e que esteve bastante em voga nos últimos tempos graças a coleções como Kaladesh, Revolta do Éter e o ainda recente Commander 2018... Estou falando dos ARTEFATOS!

Conceito, Características e Plano de jogo

Sempre houve artefatos poderosos no Magic, desde os tempos do saudoso planeswalker Urza em sua saga pessoal para combater o mal de Phyrexia numa história que rendeu um bloco inteiro de 3 coleções – Saga, Destino e Legado de Urza – ; ou mesmo antes disso nos primórdios do jogo, quando @Black Lotus, @Candeladra of Tawnos e as poderosas Moxes ainda podiam ser abertas em boosters. Porém, os artefatos como tema central da estratégia dos decks é algo que ganhou proeminência em tempos mais modernos, especificamente após o lançamento da coleção de Mirrodin em 2003.

Mirrodin era um plano artificial completamente feito de metal criado por Karn, o Golem
de Prata – e neste cenário os artefatos marcavam presença em praticamente todas as
mecânicas da coleção. A principal delas e sem dúvida uma das mais importantes da
história do próprio MTG era a habilidade Affinity for Artifacts (ou Afinidade por
Artefatos no português), que diminuía o custo para se jogar a mágica de acordo com a
quantidade de artefatos que seu controlador tivesse no campo de batalha.

                                                   

A relevância da Afinidade por Artefatos foi tamanha na época, que não só deu origem a uma série de arquétipos voltados a ela – os famigerados decks Affinity – como também moldou completamente o metajogo do formato Standard, que por um tempo resumia-se apenas a Affinity e decks construídos para jogar contra Affinity. O próprio nome Affinity tornou-se emblemático, cartas precisaram ser banidas e o bloco de Mirrodin ficou conhecido como o protagonista de uma das piores épocas para se jogar o formato Standard. Mas nós jogamos Commander não é mesmo?! Pra nós boa parte das cartas daquela época são muito bem vindas... o suficiente para que o termo Affinity se tornasse uma definição para qualquer deck baseado em artefatos.

                                                   

Os holofotes porém não pararam no primeiro bloco em Mirrodin, pois tivemos também o de Fragmentos de Alara (Com o fragmento de Esper trazendo pela primeira vez artefatos coloridos), a continuação em Mirrodin Sitiada, e recentemente Kaladesh! Todos estes blocos de coleções trouxeram a temática dos artefatos novamente à tona, com cards incríveis para Commander que cada vez mais fortalecem o arquétipo Affinity no formato. 

Artefatos no Commander

É comum se dizer que os artefatos são o tipo de permanente mais importante no EDH por conta de sua versatilidade. Uma vez que comumente sua identidade de cores seja incolor e para conjura-los você não precise dispender de tipos de mana específicos, os artefatos marcam presença na maioria dos decks Commander, especialmente cumprindo a função de fixadores e aceleradores de mana. Além das conhecidas pedras de mana como os Sinetes, Sol Ring, Mana Crypt e tudo mais, os artefatos também são largamente usados para suprir deficiências que outras cores possam ter, tais como compras, remoções e respostas específicas.

Mas existe muito mais potencial nos artefatos do que apenas tapar buracos dos outros decks. Muitos destes cards são conhecidos pelo poder individual, capacidade explosiva, alto grau de sinergia e incontáveis possibilidades de combo. Toda essa combinação entre potência e versatilidade faz os decks de artefatos estarem entre os mais recorrentes do meta do Commander. Mas o que especificamente faz alguém montar um deck Affinity?

A linha mais simples de se imaginar um deck de artefatos é a seguinte: conjure uma tonelada de pedras de mana, alguns cards que o incentivam a jogar mais artefatos e finalize com criaturas artefato de alto impacto ou algum combo. Note que será quase certo que toda a base de aceleração de mana destes decks seja composta por artefatos. Dentre os mais valorizados certamente estão os chamados mana rocks positivos (artefatos que geram mais mana que seu próprio custo. Ex.: Mana Crypt, Sol Ring, Mana Vault, Grim Monolith, Metalworker, embora outros artefatos menos eficientes e mais acessíveis como Mind Stone, Fellwar Stone, Thran Dynamo, Gilded Lotus e os vários Myrs também sejam muito comuns em construções de orçamento mais limitado.

Além das pedras, temos também outro tipo de aceleradores muito populares que são os redutores de custo. Por conta de os artefatos geralmente serem mágicas com custos de mana integralmente genéricos (sem necessidade de cores especificas), estes redutores acabam sendo especialmente atraentes pela possibilidade de se jogar tais mágicas pagando 0 mana. Muitas são as opções para quem pretende usar redutores de custo para artefatos: Chief Engineer, Etherium Esculptor, Foundry Inspector, Jhoira’s Familiar, Semblance Anvil, Mycosynth Golem, e muitos outros.

Tantos aceleradores permitem alguns começos realmente explosivos, mas, por outro lado, destruições em massa de artefatos são realmente devastadoras sendo seu calcanhar de Aquiles. Existem ainda poucas defesas contra isso (Darksteel Forge e Soul of New Phyrexia são algumas), mas este é um revés que todo deck largamente baseado em permanentes deve estar preparado para lidar. Decks Voltron mais focados em equipamentos podem também se enquadrar neste arquétipo (falaremos sobre Voltron mais pra frente, em outro artigo).

A partir do momento que o deck explode com os aceleradores, a próxima etapa é explorar efeitos que agregam valor e que “sinergizam” com uma mesa cheia de artefatos. Unwinding Clock, Scrap Trawler, Hellkite Tyrant, Master of Etherium, Mirrorworks, Steel Overseer, Krark-Clan Ironworks, Clock of Omens, Cranial Plating, Mechanized Production, Karn, Silver Golem, Tezzeret the Seeker, Saheeli the Gifted são apenas alguns exemplos de peças muito usuais em construções genéricas de artefatos.

Dentre as bombas mais usadas como condições de vitória estão Blightsteel Colossus, Myr Battlesphere e Wurmcoil Engine. Akroma’s Memorial e @Eldrazi Monument também são famosos para garantir a evasão e resiliência necessárias para fechar o caixão dos oponentes.       

 

Combos com Artefatos

Existem também linhas mais sofisticadas envolvendo mecânicas de sacrifício, ETBs e LTBs (efeitos de entrada e saída de permanentes, respectivamente), virar/desvirar, habilidades ativadas, destruição em massa e até mesmo storm (múltiplas conjurações) em decks essencialmente de artefatos. Confira uma breve lista de interações comuns em decks Affinity:

 

  • Mycosynth Lattice + Karn, Silver Golem = destrua terrenos transformando-os em criaturas por 1 mana.
  • Mycosynth Lattice + Darksteel Forge + Nevinyrral’s Disk = limpe a mesa dos oponentes.
  • Time Sieve + Thopter Assembly = jogue turnos infinitos.
  • Prototype Portal + Ugin’s Nexus + [qualquer motor de sacrifício] = turnos infinitos.
  • Basalt Monolith + Rings of Brighthearth ou Power Artifact = mana incolor infinita.
  • Grand Archtect + Pili-Pala = mana infinita de qualquer cor.
  • Chief Engeneer + Paradox Engine = conjure artefatos praticamente de graça.
  • Paradox Engine + Strionic Ressonator/Tawnos, Aprendiz de Urza + Sol Ring = desvire suas nonlands quantas vezes quiser.
  • Nim Deathmantle + Cathodion + Ashnod’s Altar = mana e ETB infinitos.
  • Sword of the Meek + Thopter Foundry = mesmo não sendo infinito, faça muitos ETBs ou LTBs.

Sim, eu sei que mana e ETB infinitos não ganham jogo nenhum sozinhos, mas pra isso temos também várias opções de winconditions para artefatos: Staff of Domnation, Memnarch e Retrofitter Foundry servem como sinks para mana infinita; e peças como Altar of Brood, Reckless Fireweaver e Disciple of the Vault completam os combos de sacrifício/cast infinitos.  

 

Identidade de Cores

Embora os melhores artefatos sejam incolores, podendo entrar em qualquer deck, o azul é a cor mais forte no arquétipo, seguido de perto pelo vermelho. Ambos possuem os melhores tutores, recursões e sinergias específicas com artefatos o que faz da combinação Izzet uma das mais aclamadas para o tema. Preto e branco também trabalham bem com artefatos, mas geralmente servem melhor apoiando o azul ou o vermelho. A cor verde possui quase nenhuma interação com artefatos (exceto por ser a melhor em destruí-los) e por conta disso não tem qualquer tradição em decks Affinity.

 

Comandantes

Existem inúmeros comandantes que dariam um bom deck de artefatos, certamente mais do que eu conseguiria abordar neste artigo. Falarei apenas dos 8 que segundo a minha concepção são mais relevantes, mas você pode conferir uma lista mais abrangente no link a seguir do site EDHREC: https://edhrec.com/themes/artifacts 

Obs: Estes decks foram montados de acordo com a lógica financeira do Magic:the Gathering Online, que é muito distinta da do IR (cartas de papel); então sim, muitas listas possuem cards caros que estão fora do orçamento de muitos. Porém, acredito que você não esteja aqui pra copiar as minhas listas, certo?! O objetivo aqui é apresentar possibilidades de jogadas e estratégias diferentes dentro do arquétipo e não oferecer fórmulas prontas. É perfeitamente possível criar versões mais baratas e até mesmo mais funcionais com os respectivos comandantes, e caso seja isso que você esteja querendo fazer, trate de botar o cérebro pra funcionar e encontre as adaptações que estiverem mais adequadas ao seu gosto/poder aquisitivo. SÓ NÃO ME XINGUE POR USAR O QUE EU TENHO!  

 

Breya, Etherium Shaper (Sacrifício, Swarm - Combo )

                                                

Sim, começamos com o pé na porta e não é a toa que este é o primeiro comandante da lista. Tendo sido escolhida para liderar o deck que representaria os artefatos na coleção de Commander 2016, Breya, Etherium Shaper despontou rapidamente entre os melhores generais do arquétipo. Seu conjunto de habilidades é bem útil em diversas situações de um jogo, dando a ela uma valiosa versatilidade, mas o que mais distingue Breya de outros generais não é sua capacidade in game – e sim sua identidade de cores. Ao combinar azul, vermelho, preto e branco um deck terá acesso a toda a graça dos melhores cards que sinergizam com artefatos já lançados desde os blocos de Mirrodin, passando por Alara até Kaladesh. Ao topar com uma Breya, esteja preparado para um toolbox de combos envolvendo todo tipo de interação com artefatos... embora os que envolvem fichas e mecânicas de sacrifício sejam especialmente mais populares.  

Breya Sac Outlet Affinity - Commander
 
Jogador

Sorin_Perrone
Código Fórum

[deck=1134094]
Main deck (99 cartas)


20 criaturas


2 planeswalkers


13 mágicas


26 artefatos


4 encantamentos

1 Ilha

34 terrenos
Sideboard (1 cartas)


1 sideboard
 

Daretti, Scrap Savant ( Sacrifício, Recursão - Midrange / Control )

                                                   

Se Breya é o comandante mais popular entre os artefatos, @Daretti, Scrap Savant vem logo atrás. Um dos primeiros planeswalkers a vir como comandante, a frente do deck monored Built from Scratch de Commander 2014, o Sábio da Sucata representa muito bem tudo o que a cor vermelha faz de melhor com artefatos: descarte e recursão. Apesar de ser muito mais limitado que Breya por ser apenas vermelho, Daretti combina muitas habilidades úteis que o tornam uma peça fundamental em todos os estágios do jogo. Um deck com ele fará bom uso de sua primeira habilidade e de outros loots (compra + descarte) pra puxar recursos de baixo custo e jogar os artefatos mais poderosos e pesados no cemitério, e então trazê-los de volta direto ao campo de batalha com sua segunda habilidade. Costuma ser um deck bastante explosivo, fluido e fácil de jogar sendo altamente recomendável como um bom começo para aqueles que queiram conhecer o arquétipo.

 

Daretti Scrap Mastery - Commander
 
Jogador

Sorin_Perrone
Código Fórum

[deck=1134084]
Main deck (99 cartas)


24 criaturas


9 mágicas


27 artefatos


1 encantamentos


38 terrenos
Sideboard (1 cartas)


1 sideboard

 

Sharuum the Hegemon (Recursão – Midrange / Combo)

                                                    

Esper é uma ótima combinação para artefatos, em grande parte por conta de ser a temática escolhida para este Fragmento de Alara. Para muitos, Sharuum disputa o espaço de melhor comandante Esper para decks de artefato com Sydri, Galvanic Genius (e há quem coloque Sen Triplets no meio também), mas na minha opinião a esfinge é indiscutivelmente melhor por conta de ter a mecânica específica que gera mais valor: recursão de cemitério. Reanimar um artefato por 6 manas pode não parecer algo muito impressionante... mas quando se trata de um efeito ETB, vindo do seu comandante, numa combinação que permite os melhores efeitos de blink, num deck que faz mana infinita e joga com Mindslaver e Magister Sphinx... ai você tem uma boa razão pra arregalar os olhos ou arrancar os cabelos. Sharuum também comba com Sculpting Steel / Phyrexian Metamorph + Disciple of the Vault ou Altar of Brood.

Sharuum Affinity Reanimator - Commander
 
Jogador

Sorin_Perrone
Código Fórum

[deck=1134093]
Main deck (99 cartas)


18 criaturas


1 planeswalkers


17 mágicas


29 artefatos

4 Ilha

34 terrenos
Sideboard (1 cartas)


1 sideboard

 

Arcum Dagsson ( Tollbox - Combo / Controle )

                                                         

Já disse que artefato é um negócio danado pra combar num é?! Eu já falei também que a melhor coisa pra quem quer combar é tutorar as peças do combo? Então... Quer coisa melhor que tutorar e por a peça do combo NO CAMPO DE BATALHA?! Dê ímpeto pra esse cremoso e faça a maldade acontecer num piscar de olhos! Ah sim, tem o detalhe de você precisar sacrificar uma criatura artefato pra fazer isso... mas no deck que joga com Myr Retriever, Solemn Simulacrum, Wurmcoil Engine, Cathodion, e outros, isso nem é um problema. Embora a ideia mais intuitiva aqui seja sacrificar as criaturas descartáveis de baixo custo para trazer artefatos poderosos como Darksteel Forge ou possiveis peças de combo como Mycosynth Lattice e Paradox Engine, o fato de Arcum trazer apenas não-criaturas restringe um pouco a gama de combinações que ele consegue facilitar, uma vez que muitas condições de vitória por combos com artefatos envolvem criaturas. Mesmo assim, muitos usam a capacidade deste comandante para buscar respostas especificas e peças de lock como Pithing Needle Torpor Orb, Ensnaring Bridge, Possessed Portal dentre outras, montando assim um Toolbox Control. Uma coisa é certa: se for jogar com alguém que esteja com um Arcum Dagsson na zona de comando, pode ficar cabreiro. 

Arcum Transmute Combo - Commander
 
Jogador

Sorin_Perrone
Código Fórum

[deck=1134080]
Main deck (99 cartas)


15 criaturas


1 planeswalkers


16 mágicas


35 artefatos

11 Ilha

32 terrenos
Sideboard (1 cartas)


1 sideboard

 

Mishra, Artifcer Prodigy (Chaos, Storm – Midrange/Combo)

                                                    

Okay, Mishra não é o tipo de general que se pode chamar de top... Mas eu queria que esta lista tivesse um representante Grixis já que a combinação preto, vermelho e azul é bastante promissora para o arquétipo (e também porque eu adoro esse comandante). Por incrível que pareça, Mishra é o ÚNICO comandante com exatamente estas cores que de fato tem alguma coisa a ver com artefatos. A WotC ainda está nos devendo nesse sentido, mas bleza! Por hora vamos trabalhar com o que temos. Mishra requer uma construção no mínimo curiosa. A base do deck pode ser um toolbox de artefatos com auxilio do preto (e cartas como Cranial Plating e Marionette Master), mas sua única habilidade parece completamente inútil num formato singleton como o Commander. Tutorar cópias no seu deck de um artefato conjurado não funciona a priore – a menos que você possua uma Possibility Storm na mesa. A interação entre o Mishra e o Storm é muito funcional, pois faz com que você não só deixe de ser afetado negativamente pelo fator aleatório do encantamento, como também maximiza a conjuração dos seus artefatos sempre trazendo outro junto. Este comandante funciona basicamente em torno deste encantamento, mas além disso, o efeito de Mishra sinergiza também com counters passivos, como Nullstone Gargoyle, Planar Chaos, Nether Void, Ice Cave e Blood Funnel – já que você pode simplesmente trazer o artefato do cemitério para o campo após ele ser anulado. Outra jogada interessante é “roubar” artefatos staples (como Sol Rings e afins) de outros jogadores com Praetor’s Grasp ou Thada Adel, Acquisitor e puxar outra cópia deste mesmo artefato no seu grimório/mão/cemitério ao conjura-lo. O uso correto destas táticas envolve um pouco de complexidade ao colocar os triggers na ordem certa na pilha – caso não esteja muito claro, confira o vídeo a seguir do gameplay com o deck.

Mishra Affinity ChaoStorm - Commander
 
Jogador

Sorin_Perrone
Código Fórum

[deck=1137385]
Main deck (99 cartas)


17 criaturas


3 planeswalkers


16 mágicas


25 artefatos


4 encantamentos

7 Ilha

34 terrenos
Sideboard (1 cartas)


1 sideboard

 

Karn, Golem de Prata (Metalcraft – Midrange/Combo)

                                               

A forma mais simples de se conhecer o potencial e as limitações de um deck essencialmente Affinity é montando um com Karn, Silver Golem, já que praticamente tudo o que você poderá usar nele são artefatos. Embora existam outros generais com essa identidade de cores incolor (como os titãs Eldrazi e Hope of Ghirapur), o Golem de Prata é mais interessante para o arquétipo dentre todos eles por ter uma habilidade muito singular. Karn tem o poder de transformar objetos inanimados em criaturas por 1 mana genérica. Este é um custo relativamente barato para criar corpos úteis na sua mesa, mesmo que só até o final do turno. Um deck de Karn usará artefatos utilitários para situações distintas e ira transformá-los em criaturas quando for possível e/ou necessário impor pressão sobre os oponentes, já que o próprio comandante não é um agressor muito bom por conta de sua primeira habilidade. Na maioria das vezes o deck irá controlar o jogo com estes artefatos nos primeiros estágios e vencer de forma linear batendo com eles mais para o late-game. Porém, uma condição de vitória bastante conhecida com Karn é o seu combo com Mycosynth Lattice para quebrar terrenos dos oponentes (transformando-os em criaturas 0/0); e também a fácil interação com Voltaic Construct + qualquer artefato que vire para gerar 3 ou mais manas (devidamente transformado em criatura com o próprio Karn) para fazer mana infinita. 

Karn Mono Power Artifacts - Commander
 
Jogador

Sorin_Perrone
Código Fórum

[deck=1134083]
Main deck (99 cartas)


19 criaturas


1 planeswalkers


2 mágicas


41 artefatos

7 Ermo

36 terrenos
Sideboard (1 cartas)


1 sideboard

 

Memnarca (Thief - Control  / Combo)

                                                   

Este é um membro distinto da família dos generais Affinity. Memnarch é um dos principais mana sinks para decks de artefatos que utilizam azul – isto é, um canalizador para grandes quantidades de mana. Como você pôde perceber anteriormente aqui, existem diversas formas de se conseguir mana infinita utilizando artefatos, e Memnarch é uma ótima maneira de usar toda ela para roubar permanentes dos seus oponentes e mesmo servir como condição de vitória em muitos decks. Porém, utilizar ambas as suas habilidades requer o dispêndio de mana azul, e este pode ser um detalhe a ser levado em conta, já que muitos dos principais combos geram mana apenas incolor. Por isso Mycosynth Lattice também é uma peça indispensável para um deck de Mencharch, não só para filtrar o mana, mas também para eliminar a necessidade de se usar a primeira habilidade do comandante para que a segunda tenha efeito (no caso de você ainda não ter mana infinita). Além disso, um deck com Memnarch como general precisará ter uma base de mana rocks ainda mais robusta, além de peças que ajudem você a gerar muito mana mesmo sem necessariamente combar de mana infinita.

Memnarch Big Mana Steeal - Commander
 
Jogador

Sorin_Perrone
Código Fórum

[deck=1134086]
Main deck (99 cartas)


15 criaturas


1 planeswalkers


20 mágicas


27 artefatos


2 encantamentos

23 Ilha

34 terrenos
Sideboard (1 cartas)


1 sideboard

 

Saheeli, the Gifted (Metalcraft, Swarm – Midrange)

                                                 

Durante muito tempo, houve uma demanda por um comandante vermelho e azul que pudesse dar apoio a um deck de artefatos já que a combinação é a melhor para o arquétipo. Tal demanda finalmente foi atendida com o lançamento da recente coleção de Commander 2018, que trouxe Saheeli the Gifted a frente de um dos pré-construídos. O deck também contava com Tawnos, Urza’s Apprendice e Brudiclad Telchor Engineer como opções secundárias, mas ela sintetiza melhor o conceito de afinidade por artefatos. Saheeli privilegia uma mesa cheia de artefatos ao mesmo tempo em que lhe auxilia a alcançar esta condição. Suas duas principais habilidades não retiram marcadores de lealdade, o que lhe permite escalar gradualmente até que seja possível ativar seu ultimate – que apesar de não ser algo tão poderoso, pode te ajudar a dar um hit kill em algumas ocasiões. Sua segunda habilidade é o destaque, reduzindo o custo de mana de uma próxima mágica a ser conjurada de acordo com a quantidade de artefatos que você tem na mesa. Isso lhe permite alcançar grandes curvas de mana com notável facilidade, descendo artefatos poderosos como Blightsteel Colossus ou Darksteel Forge e ainda deixar manas em pé para responder ou jogar outras mágicas na sequência. Embora as cores permitam, o comandante em si não sugere nenhum combo específico, explorando mais as sinergias intrínsecas do arquétipo e sendo uma ótima opção para jogadores que preferem jogos mais cadenciados e de conjurar mágicas grandiosas e épicas. 

Saheeli UR Toolbox Affinity - Commander
 
Jogador

Sorin_Perrone
Código Fórum

[deck=1134089]
Main deck (99 cartas)


29 criaturas


3 planeswalkers


9 mágicas


21 artefatos


3 encantamentos

9 Ilha

34 terrenos
Sideboard (1 cartas)


1 sideboard

Construa suas máquinas!

Agora que você já tem as peças, monte sua própria geringonça! Os decks de artefatos podem ser muito divertidos e fáceis de se jogar, podendo agradar tanto os Power Gamers quando os camaradas que curtem combos quebrados. Fechamos aqui então mais uma temporada da oficina de Commander. Sim, isto é tudo que teremos de conteúdo em vídeo relacionado a esta temática dos artefatos neste quadro do canal, e você que é leitor aqui do site da DrawGo teve acesso antecipado a estes gameplays! Por motivos técnicos eu não farei mais lives jogando com os decks e decidi testar uma nova abordagem para os gameplays de Commander gravando eles offline e editando-os. Espero que gostem e, lógico, conto com seu feedback nos comentários dos vídeos para que possamos sempre entregar o conteúdo que vocês preferem consumir.

Estarei trabalhando no próximo artigoe conto com vocês em breve.

Um forte abraço, e valew! 


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